segunda-feira, 10 de setembro de 2018

JOÃO HERCULINO


                                                        João Herculino de Souza Lopes 


Nasceu no dia 20 de fevereiro de 1927 em Sete Lagoas e faleceu no dia 03 de maio de 2003 em Brasília.
Da conhecida canção de Geraldo Vandré onde diz: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. ”, podemos personificá-la na pessoa de João Herculino.
Diante das circunstâncias da época e oportunidades, soube aproveitá-las pedaço por pedaço das coisas que aconteciam ao seu redor.
Até chegar na condição de Deputado Federal...
Com menos de 10 anos, já entregava canudinhos de doce leite e pasteis no restaurante NEVADA (hoje Onassis) para sua mãe. Trabalhou na Casa Costa e tipografia Cosmos.
Vendeu balas na porta do Cinema Meridiano (Hoje Banco do Brasil).
Foi faxineiro de escola pública, carregou malas na estação rodoviária, vendeu frutas na estação ferroviária e zelador do prédio da Liga Operária.
Por ser um bom articulador, se destacou em defesa dos interesses dos ferroviários da Central do Brasil na primeira greve em 1949. Deste momento em diante, a política lhe abria as portas.
Formou-se em direito

Campanha de João Herculino a Prefeito de Sete Lagoas.
Apoio total dos Ferroviários que o levaram à Vitória.
Meu pai José Tão é o ciclista magrelo que está à Direita, atrás do ciclista que levava a foto de Getúlio Vargas. O bigode é uma característica do início dos anos 50.




Em 1950 assumiu a prefeitura de sua cidade, eleito pelo PTB. Quatro anos mais tarde, foi eleito deputado estadual em Minas Gerais, para o período de 1955 a 1959.


Assumiu o cargo de deputado federal, sendo reeleito em 1966, para o segundo mandato. Teve o mandato cassado com base no AI-5 em1969. Neste período teve como companheiro de cela Zuenir Ventura, Dep. Geraldo Melo Mourão, Dr Bostani e Hélio Pelegrino

João Herculino fundou o Centro de Ensino Unificado de Brasília CEUB- Centro universitário de Brasilia em 1967, sendo a primeira universidade particular da capital brasileira.
Teve cinco irmãos: Lourdes, Aparecida, Gloria, Terezinha e o caçula, Geraldo que muitos o conhecem Sô Geraldo do Violão, que trabalhou no Instituto Regina Pacis.
Filhos, foram nove: Pio Pacelli, Getulio Américo,Elizabeth Regina, João Herculino Filho, Mário Lúcio e Lucia Maria (Gêmeos), José Francisco, Monica Patrícia e Sonia.

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”

Agora não sei dizer se João Herculino se inspirou na Frase de Martim Luther King ou este se inspirou nas atitudes de João.

Geraldo Magela Pontes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário