sábado, 18 de novembro de 2017

DR. FERNANDO LANZA

No dia do seu aniversário (14/11/1922) e no pesar da sua ausência, uma homenagem do GRUPO RETALHOS DO PASSADO ao médico que estendeu o seu papel de pai de seus cinco filhos à todos os que ele assistiu como médico. 





DR FERNANDO LANZA através das palavras do seu amigo Jose Augusto Faria de Souza:

VALEU, DOUTOR FERNANDO!
(Em homenagem à memória do Dr. Fernando Lanza Filho)

Foi bom chegar em Sete Lagoas tão novo e, durante quase 60 anos, poder gozar do privilégio de ser amigo da numerosa prole do imigrante italiano Fernando Lanza (Capitão), pioneiro da indústria de massas alimentícias da região e que escolheu para mãe dos seus filhos, a doce e digníssima Dona Rosa Maciel Lanza!


Mas doeu muito, ao correr de tão longo tempo, chorar pela partida do tronco principal de tão benfazeja árvore e lastimar ao longo dos anos, a tristeza de registrar o passamento da maioria daquela fraternidade tão bonita e ordeira...
Hoje, dia 21 de fevereiro de 2016, é tempo de chorar novamente, contemplando o corpo inerte do Dr. Fernando Lanza Filho, em sua urna mortuária, que nos deixa depois de 94 anos de uma vida invejável, cujos traços predominantes foram a honradez e a retidão de caráter.
Morre um homem que passou sua longa vida na faina de semear bons exemplos e colher admiradores! Um homem que fez da simplicidade franciscana a sua bandeira da Paz!



Fui um privilegiado, pois acompanhei grande parte da sua vitoriosa carreira e também recebi dele, em confidência, muitas das mágoas e dores que acicatavam seu coração tão desprevenido de maldades, que me chegaram, sempre, como exemplos de saber viver e generosas lições para o amadurecimento pessoal...
Nesta hora de evocações, penso na sua figura bonita, desprezando as honrarias do mundo, os salões iluminados, do esplendor dos encontros sociais; relembrar vê-lo, altas horas da madrugada, sempre com um mesmo assovio, pisando de mansinho pelos corredores do Hospital e Maternidade Santa Mônica, que ele ergueu juntamente com o irmão Dr. Pedro, também médico, já vivendo o sono dos justos... Levava alívio e esperanças para os que precisavam de remédios e também de uma palavra repassada de consolo...

E até bem pouco tempo, deixava o seu joguinho de cartas, para levar lenitivo a alguém que sofria num catre imundo, num barraco de periferia, ele se deixava levar pelo mesmo som monocórdio que fluía de seus lábios...
Orgulhosamente incluído entre os seus amigos do “fundo do quintal”, acompanhei a criação e as exigências impostas por ele e Dona Maria do Carmo Brasil Corrêa Lanza, aos filhos, entregando à comunidade os médicos Bruno e Iasmine; o odontólogo Dagoberto; Fernando Neto, Corretor da Bolsa de Valores de Minas Gerais e a caçula, Daniela... Gente boa além da conta!







 Deixando as atividades profissionais, depois de ser laureado com Diploma e Medalha, pela Associação Médica de Minas Gerais, ao ensejo do seu Jubileu de Ouro de Médico, Dr. Fernando tomou para si, exclusivamente, o encargo de reunir os amigos, todas as tardes, para o jogo de buraco.
Sempre queria jogar a saideira, até que outro dia, quando as cartas foram distribuídas, informou aos companheiros que não iria jogar. Queria o seu leito, que ocupava sozinho desde a partida da esposa, recentemente...
Sem queixar dores, mas apenas demonstrando enfado de viver, não mais saiu do leito e cada dia conversava menos, até mesmo ignorando velhos amigos à beira do seu leito! Estava cansado da vida! Queria seu minuto derradeiro, que veio quando estava rodeado daqueles que mais amara na vida!
Quem passou pela vida assistindo dezenas de nascimentos e mortes, não iria ter medo do seu próprio momento de descansar...










Agora, quem sabe, é aquela estrela mais quente e mais brilhante que vemos no céu, iluminando sua saudade, enxugando nossas lágrimas e dando luz e calor ao nosso caminho, para que ao menos tentemos ser tão bons e puros como ele! Marchou resoluto rumo ao Eterno, onde está gozando das delícias do céu!
E por saber que o coração é finito, não foi nele que depositou todas as pessoas e coisas que amou na vida. Guardou-as, todas, na sua alma generosa, que viverá para sempre!
Até qualquer hora, meu amigo e meu ídolo Dr. Fernando Lanza Filho!

Um comentário:

  1. Sou primo em primeiro grau de Maria do Carmo (Carmita), a também já falecida esposa de Fernando.
    Quando o conheci, eu estaria com uns 16 anos e ele noivava com minha prima. Admirei sua jovialidade, sua simplicidade e o carinho com que tratou a mim e a meus pais. Mais tarde, ao casar voltei a Sete Lagoas com minha mulher e logo a amizade se consolidou, estendendo-se a nossos filhos. Carmita e Fernando, são dois irmãos - para mim, filho único - que permanecem vivos em nosso coração.
    Agradeço ter merecido receber esta mensagem e me associo aos que gostam do desaparecido.
    Já estou beirando os 90 e dificilmente voltarei a vê-los pessoalmente. Peço que me enviem fotos identificadas, para eu saber quem é quem.. Se não for pedir muito... Muitos abraços e beijos.

    ResponderExcluir